SERVIDORES DO TRT-PR CONCLUEM CURSO DE LIBRAS

15-08-2014 00:00
SERVIDORES DO TRT-PR CONCLUEM CURSO DE LIBRAS
 
Nove servidores de Curitiba receberam nesta quarta-feira, dia 13, o certificado de conclusão do curso de LIBRAS, a língua brasileira de sinais, que possibilita a comunicação com pessoas surdas por meio de gestos, sinais, expressões faciais e corporais. Esta é a quarta turma de servidores formados no curso de 120 horas oferecido pelo Tribunal em parceria com a Federação Nacional de Integração e Educação dos Surdos (FENEIS).
A chefe da Seção de Responsabilidade Socioeconômica e Ambiental, Ana Cristina Barbosa Gomes, explica que a proposta dos treinamentos não é formar intérpretes, mas comunicadores que possam fazer o primeiro atendimento às pessoas surdas sem que fiquem constrangidas por não serem compreendidas.
“Assim que fiquei sabendo do curso, tive vontade de participar”, afirma Dinorá dos Santos, servidora do SERAD e uma das formandas, destacando a importância da iniciativa do TRT.
Durante a entrega dos certificados, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, presidente da Comissão de Acessibilidade do TRT-PR, lembrou que a comunidade surda no Brasil já passa de 5 milhões de pessoas. “Não somos só uma casa de prestação jurisdicional, somos uma casa de cidadania. Precisamos romper a barreira que existe entre os surdos e nós todos, isso é um gesto de cidadania”, declarou o magistrado, parabenizando os formandos.

Imagem em plano geral mostra em primeiro plano o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, de pé, por detrás da mesa do auditório da Escola Judicial, durante evento de entrega de certificados do curso de Libras para servidores do TRT-PR. Na imagem aparecem outros servidores do tribunal e, ao fundo, é possível ver a bandeira do Brasil, num canto da sala.
Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca participa da 
cerimônia de entrega de certificados do curso de Libras para servidores

 
Imagem em plano geral mostra seis alunos que concluíram o curso de Libras, de pé, na parte da frente do auditório, dirigindo-se à plateia por meio de sinais.
Alunos do curso comunicam-se com a plateia por meio de sinais
 
Imagem em plano médio mostra servidora ao lado de professora do curso de Libras, recebendo seu certificado. Ambas olham para a câmera, enquanto exibem o certificado.
Aluna do curso de Libras recebe certificado
 
Imagem em plano geral mostra seis servidores exibindo seus certificados de conclusão do curso de Libras. Ao lado dos alunos, a professora que ministrou o curso. Todos estão olhando para a câmera, de pé, na parte da frente do auditório da Escola Judicial.
Alunos recebem certificado pela conclusão do curso de Libras
 


Notícia publicada em 13/08/2014